CONTRATAÇÃO, DESTAQUE, PESSOAS

Testes de personalidade ajudam a contratar a pessoa ideal?

É muito importante avaliar na hora de contratar é se a personalidade do candidato condiz com o cultural fit da empresa. Alguns traços e valores são importantes e essenciais, dependendo da função a ser assumida.

Testes de personalidade são importantes para determinar esses aspectos e ajudar na decisão sobre qual pessoa é ideal para o cargo.

Mas, vamos começar do começo né…

O que é personalidade?

A personalidade pode ser definida como o conjunto de características marcantes em um indivíduo, montando os padrões de como essa pessoa age, pensa e sente. Também define como cada pessoa vê e reage diante da vida e das relações.

A formação da personalidade é iniciada na infância e vai sendo moldada ao longo do período de crescimento, sofrendo influências do ambiente e do tratamento recebido. Essas características definem os indivíduos e evoluem de acordo com a construção interna do ser humano. É a personalidade que define o que as pessoas têm de diferente entre si e como se destacam diante dos outros.

Alguns traços são bem óbvios e ficam evidentes durante uma conversa ou entrevista de emprego. Outros são desconhecidos até mesmo pela própria pessoa e podem ser revelados por meio de avaliações.

Qual a importância de avaliar a personalidade dos candidatos?

Cada empresa tem um perfil de trabalho, com características entre a liderança e funcionários de destaque. Identificar esses aspectos para definir o perfil da empresa é importante para determinar o employer branding e o estilo de atuação, contribuindo até mesmo para a construção da imagem dessa corporação.

Entender como os futuros funcionários vão se comportar é essencial para prever se essas pessoas vão conseguir se adaptar bem ao ritmo de trabalho e à convivência com os demais colegas.

Além disso, é importante checar se essas pessoas têm as características necessárias para desempenhar a função. Por exemplo, para uma boa liderança é essencial ter espírito de equipe, capacidade de inspirar as pessoas e, ao mesmo tempo, empatia e habilidades de comunicação.

Realizar uma boa avaliação de personalidade dos candidatos durante o processo de seleção vai te ajudar na contratação de pessoas que não se encaixam no clima organizacional da empresa, evitando demissões futuras por inadequação, além de permitir a identificação de algum transtorno que possa prejudicar o andamento do trabalho.

Quais são os principais testes de personalidade?

Alguns testes de personalidade são usados com mais frequência dentro dos ambientes corporativos, e todos refletem aspectos importantes do comportamento dos candidatos. Destacamos os principais:

Big Five

A teoria do Big Five leva em consideração 5 fatores como centrais para a personalidade, atribuindo porcentagens a cada fator na tentativa de definir a personalidade do ser humano. São eles:

abertura à experiência: aborda a apreciação da arte e da beleza, e a recepção à novidade, com facetas como fantasia, sentimentos, estética, ações etc;
conscienciosidade: leva em consideração a organização e perseverança, com facetas como competência, ordem, autodisciplina, entre outras;
extroversão: tem foco na sociabilidade e se as pessoas usam fontes de energia internas ou externas. As facetas avaliadas aqui são emoções positivas, assertividade, atividade, calorosidade etc;
amabilidade: esse conceito leva em consideração a confiança e a honestidade, com facetas como altruísmo, modéstia e empatia;
neuroticismo: concentra-se nas emoções negativas e propensão a mudanças de humor. As facetas consideradas são ansiedade, depressão, vulnerabilidade, entre outros.
MBTI

Também chamado como Tipologia de Myers-Briggs, foi criado por duas mulheres fãs de Carl Jung e é um dos testes de personalidade para recrutamento e seleção mais usados no mundo todo.

Ele é realizado por meio de perguntas, que devem ser respondidas por meio de uma escala que varia entre “discordo totalmente” e “concordo totalmente”. A classificação é feita por uma combinação de 4 fatores que podem ser agrupados em: analistas (personalidade racional e intuitiva), diplomatas (com personalidade intuitiva e sentimental), guardiães (personalidade observadora e julgadora) e exploradores (personalidade observadora e perceptiva).

O teste MBTI indica o caminho para melhorar os relacionamentos interpessoais e as aptidões, reconhecendo os principais talentos e dificuldades das pessoas. Esse teste é muito usados em processos de coach.

DISC

A metodologia DISC, criada pelo psicólogo norte-americano William Moulton Marston, avalia o comportamento humano dentro de determinado contexto. Nesse teste, são observadas as ações das pessoas diante de determinada situação, considerando 4 aspectos:

dominância: análise do controle, poder e assertividade, motivado por desafios e eficácia;
influência: voltado às comunicações e sociabilidade, motivado por liberdade e criatividade;
estabilidade: avalia a persistência e paciência, motivado por cautela e eficiência;
conformidade: análise dos aspectos relacionados à organização, motivado por lealdade e estabilidade.
Esse método consegue indicar como será o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, mostrando tendências e competências com base na produtividade.

Quantum

Esse método faz a avaliação comportamental com base na linguística, estatística e hipnose Ericksoniana, levando em consideração 4 emoções primárias: ação, comunicação, estabilidade e referenciais.

Nessa avaliação, são feitas perguntas com algumas palavras a serem escolhidas como respostas. Essa palavra permite a medição do nível de acesso às emoções primárias do avaliado.

Os resultados desse teste são disponibilizados em relatórios e demonstram aspectos que influenciam a vida profissional, como relações interpessoais, estilo de liderança, planejamento e organização, trabalho em equipe, iniciativa etc.

Com a realização de testes de personalidade , a empresa tem mais insumos para fazer a escolha correta, além de conseguir identificar aspectos comportamentais que não ficam evidentes durante as entrevistas.

Aqui temos panorama rápido sobre o assunto, mas é interessante para você buscar mais dados ou até mesmo contar com a ajuda especializada para incorporar essa prática na sua empresa. Se tiver interesse em implantar alguma delas me envia um e-mail para que eu possa te ajudar 😉 juliana@julianalucia.com.br.