CONTRATAÇÃO, DESTAQUE, PESSOAS, Sem categoria

Tenha uma equipe Home Office e aumente sua produtividade reduzindo custos.

Você já tinha pensado em ter sua equipe trabalhando home office? Continue lendo e veja como sua empresa pode aderir a esse cenário online.

O formato de trabalho vem mudando na medida em que surgem novos modelos de empresas, negócios e tecnologias contratar pessoas para trabalhar Home Office se torna uma real opção de contratação.

 

Como funciona a contratação Home Office:

Muitas empresas temem a contratação de serviços no modelo Home Office, atentando-se para alguns mitos sobre este sistema de trabalho. Porém contratar freelancers ou até mesmo funcionários fixos via Home Office pode trazer muitas vantagens para as empresas.

Trabalhar à distância não é necessariamente trabalhar em casa. Além disso, este tipo de contratação deve ser tão profissional quanto à presencial. Portanto, tire de sua mente a imagem de funcionários com pijamas, trabalhando “de cama” ou no sofá!

O trabalho Home Office nada mais é que um trabalho remoto, um escritório fora do espaço físico de sua empresa. Os serviços podem ser prestados por empresários, profissionais liberais e freelancers pessoas físicas. A qualidade, eficiência, profissionalismo e ética de trabalho devem ser iguais ao trabalho presencial.

 

A rotina do trabalho online:

Mesmo com a flexibilidade de trabalho que o Home Office oferece, a rotina de trabalho deve ser bem definida, prevendo horários de trabalho, tarefas, deveres, direitos e funções.

Para manter a organização e uma gestão eficiente, a empresa pode contar com vários aplicativos e ferramentas.

 

A legislação brasileira para o trabalho à distância:

Este pode ser um dos maiores receios para os empresários — os termos legais da contratação Home Office. Entretanto, a legislação brasileira prevê sim os direitos deste modelo de trabalho e, embora não se diferencie do modelo presencial e possa ter os mesmos riscos, a regulamentação existe e é aplicável. Este é um tema a parte e podemos tratar só deste tema para quem estiver com dúvidas ok?

 

Ferramentas para auxiliar a gestão do trabalho:

A organização é fundamental para uma gestão eficiente. Veja abaixo alguns exemplos de ferramentas que podem auxiliar na coordenação do trabalho:

  • Skype: marque reuniões com sua equipe Home Office;
  • WhatsApp: interaja rápida e economicamente com seu funcionário remoto;
  • Google Docs e Microsoft Office: documente e planeje tudo;
  • OneDrive, Dropbox e Google Drive: compartilhe os documentos com toda a equipe em um lugar só.

 

As vantagens do trabalho remoto para empresas:

Dentre as principais vantagens dos escritórios à distância estão: a redução de custos e o aumento de produtividade dos membros de equipes. Por isso, muitas organizações estão criando setores remotos em suas companhias e relatam que os ganhos são muito maiores que os desafios.

Em uma matéria sobre os benefícios do Home Office, a revista online VoceRH descreve que até 2020, quase 90% das corporações devem oferecer aos funcionários alguma modalidade de trabalho a distância. Essa é uma projeção global feita pela empresa de tecnologia Citrix a partir de uma pesquisa com 1.900 executivos em 19 países, incluindo o Brasil.

 

Redução de custos:

Em tempos de crise econômica, é fundamental saber economizar sem prejudicar a produção. O Home Office pode ser a solução ideal para isso, na medida em que reduz gastos com transporte, aluguel, energia, água, mobiliário, material de escritório, entre outros exigidos pela presença física dos funcionários.

 

Aumento de Produtividade:

Devido à flexibilidade de horário e ao corte de desperdício de tempo com transporte, aumenta-se a qualidade de vida do funcionário, o que o torna mais feliz e, assim, mais produtivo.

Exemplo disso é o Banco do Brasil, que teve um aumento de 38% no desempenho do grupo de seu projeto piloto de Home Office.

 

Empresas que contratam:

Ter um projeto de Home Office traz uma imagem moderna à empresa. Mostra que ela está comprometida com o ambiente e com a responsabilidade social, visto que este modelo melhora a qualidade de vida das pessoas e diminui o desgaste ambiental — possível devido ao fim de jornadas de trabalho em transportes como: carros e ônibus.

Visto isso, muitas empresas vem aderindo ao modelo de trabalho à distância, e têm obtido resultados significativos.

Além do Banco do Brasil, como relatado no tópico anterior, a Gol Linhas Aéreas também tem um programa de recrutamento remoto, o qual a empresa denomina: Home Base.

A IBM é outra empresa que vem adotando este modelo de trabalho desde 2007 e tem uma política global de adoção do Home Office em tempo integral e também de semana comprimida — quando o funcionário trabalha mais horas por semana durante quatro dias e sai mais cedo no quinto.

A agência de Marketing Digital HQT também implementou o Home Office devido ao trânsito caótico do Rio de Janeiro. Em matéria ao jornal Globo informa:

“Especialmente na sexta, muitos funcionários perdiam horas no trânsito para chegar à empresa, em Ipanema.”

Com esse benefício, muitos funcionários qualificados querem trabalhar na agência, preferindo-a a outras oportunidades que exigem a presença física.

 

Conclusão:

O mercado altamente competitivo exige das empresas práticas inovadoras e capazes de gerar mais gastando menos. O Home Office proporciona esse perfil moderno e inovador e, mesmo que os riscos existam, os ganhos são mais frequentes que os desafios. Basta apenas escolher o profissional ideal para cada tipo de modelo de trabalho.

 

Gostou? Quer receber conteúdo mais aprofundado? Se precisar de mim é só escrever.

 

A gente continua se falando por aqui, ok?

 

Um abraço.