CONTRATAÇÃO, DESTAQUE, PESSOAS

Se você está procurando profissionais pelo Linkedin, você precisa ver isso.

Atualmente, cerca de 90% ou mais dos profissionais de nível superior possui currículo e referência em seu perfil nessa rede – o que faz do LinkedIn um verdadeiro tesouro para encontrar profissionais, desde que você saiba utiliza-lo.

Sim, muita gente ainda utiliza o LinkedIn de forma errada, mas de um modo geral, essa rede possui inúmeras ferramentas que podem facilitar e melhorar tecnicamente toda a sua rotina de contratação – ferramentas que vão muito além dos meros currículos que são inseridos online pelos participantes da rede.

A verdade é que o LinkedIn se tornou uma rede de consulta obrigatória por qualquer empresa que queira realizar uma boa contratação. O LinkedIn, se observado de forma mais cuidadosa, oferece uma série de variáveis e características que auxiliam você e encontrar profissionais certos para as posições que precisa.

5 itens para que você precisa conhecer:

1 – Análise comportamental
Ao acessar o perfil profissional no Linkedin, você poderá analisar o comportamento do usuário em um ambiente voltado para o mundo corporativo.
O que ele fala, como ele se comporta e quais habilidades costuma destacar.
O perfil do Linkedin responde a todas essas perguntas, ajudando a fazer uma pré-seleção mais eficiente.

2- Habilidades
Está em busca de habilidades específicas?
Chega de perder tempo olhando cada linha de cada currículo. Vá direto ao que interessa. No Linkedin, você pode pesquisar candidatos por habilidades específicas.

3- Palavra-chave
Outra ferramenta que agiliza os processos seletivos é a busca por palavras-chave.
Lembra daquele rapaz que está procurando uma nova colocação no mercado? Não? Não tem problema.
Basta digitar o que você lembra nos filtros de pesquisa e o LinkedIn informará os resultados com mais chances de ser quem você procura.
Você pode, por exemplo, pesquisar por “JulianaLuciaRH” e o Linkedin exibe todos os Nomes com Juliana Lucia que trabalha ou já trabalhou em RH.

4-Portfólios
Chega de fazer malabarismos com os portfólios dos candidatos ou de apenas depender dos currículos para identificar os melhores profissionais.
Com o Linkedin, você pode analisar os trabalhos anteriores dos potenciais contratados de forma simples e anônima.

5- Plataforma Linkedin Jobs
Todas as soluções do Linkedin podem ser encontradas no Linkedin Jobs. Além de contar com os benefícios que mostrei acima, ele traz outros diferenciais.
Sabe aquele momento em que você tem uma vaga aberta mas não pode divulgá-la? Pois bem, você não precisa anunciar essa oportunidade para todo mundo.
Com o LinkedIn Jobs, só sabe que a vaga existe quem você quiser. Ao assinar a plataforma, a sua empresa passa a ter acesso direto a mais de 500 milhões de perfis em todo o mundo.
Essa solução é bastante útil para encontrar candidatos passivos, ou seja, candidatos que não estão procurando um novo emprego, mas que estão abertos a novas oportunidades.
O Linkedin Jobs permite que a sua empresa envie uma mensagem de forma privativa para o candidato ideal, discretamente. Ah! Além dos filtros que já citei, o LinkedIn Jobs ainda conta com outras 20 opções de segmentação.

Antes de iniciar a busca, faça algumas anotações que serão muito úteis na hora de pesquisar. Vou deixar abaixo o checklist que servirá como guia na hora de levantar essas primeiras informações:

* Quais competências são requisitos obrigatórios?
* Quais competências são desejáveis?
* Em quais cargos encontro essas competências?
* Em quais empresas encontro essas competências?

Vamos utilizar aqui um exemplo real na versão gratuita. Digamos que a empresa esteja buscando um gerente administrativo especializado em ERP e que trabalhe no setor de importação. Vamos ver como ficaria nosso checklist.

* Requisitos obrigatórios: Experiência em gestão administrativa e experiencia em importação;
* Requisitos desejáveis: Experiência com implementação de ERP e conhecimento de exportação;
* Cargos: Coordenadores e Gerentes
* Empresas: Grandes empresas que utilizam ERP

Utilize estas informações no campo de busca e veja quantas indicações a ferramenta irá lhe apresentar.
Se ficar na dúvida de como definir o melhor candidato, acompanhe minhas dicas no Facebook e Instagram.