CONTRATAÇÃO, DESTAQUE, PESSOAS

Quais os benefícios de ter sua equipe remota

Começo este texto te fazendo uma pergunta: Por que ter uma equipe remota?

A resposta na verdade é uma outra pergunta: por que NÃO ter uma equipe remota?

O modelo de trabalho remoto será cada vez mais presente na vida das pessoas e das empresas. As atividades profissionais mudaram e a tecnologia também mudou muito ao longo dos últimos anos.

Por que não mudar a forma como as pessoas trabalham?

Para responder essa pergunta, indico alguns fatos importantes para as empresas apostarem no trabalho remoto: Para começar, pensei um pouco no “bolso”!

Seguindo a tendência do mercado de criar escritórios rotativos (com menos estações de trabalho do que pessoas), imagine que sua empresa tenha 100 colaboradores trabalhando em um escritório. Agora pense que 75 deles poderiam trabalhar de forma remota por duas vezes na semana. Sabe o que isso quer dizer? Que sua empresa poderia economizar muito! Afinal, seria possível ter um escritório otimizado gastando 30% menos com espaço (aluguel), energia, mobílias, e etc.

Se isso não bastar para convencer a sua empresa que o modelo é bom, existe mais uma série de benefícios que muitas vezes não são levados em consideração quando pensamos no trabalho remoto:

PRODUTIVIDADE: As pessoas que têm a opção de trabalhar de forma remota produzem mais. O professor de economia de Stanford, Nicholas Bloom, identificou um grande aumento na quantidade de pessoas que trabalhavam de casa – em dias alternados ou todos os dias. Para testar a eficácia do modelo, o pesquisador analisou a empresa chinesa CTrip e identificou que o desempenho dos trabalhadores melhorou 13% e o lucro da empresa cresceu 22%. (Via Revista Galileu – Globo).

MAIS SAÚDE: Sua empresa pode economizar nas questões ligadas à saúde. Um estudo do Citibank no Brasil indicou que, após adotar o modelo de trabalho remoto para cinco colaboradores PcD (Pessoas com Deficiência) que possuíam mobilidade reduzida com afastamentos por causa de doenças relacionadas ao trajeto, a empresa economizou cerca de R$ 100 mil, pois não houve mais nenhum afastamento em dois anos e não foi preciso contratar outro para suprir os períodos de afastamento.

ABSENTEÍSMO: Pessoas que trabalham de casa não chegam atrasadas, sofrem menos com stress e poluição das grandes cidades, ficam menos cansadas ou doentes. Ou seja, sua empresa pode ganhar mais produtividade com a diminuição do absenteísmo. Entre os profissionais brasileiros que trabalham de casa, 49% sentem menos estresse, 45% dirigem menos, 33% dormem mais e 52% têm mais tempo para a família. A constatação faz parte do estudo Global Evolving Workforce.

TURNOVER: Diminuição de turnover é mais um fato importante do trabalho remoto e gera uma grande economia para as empresas. De acordo com a Owl Labs, empresas que permitem o trabalho remoto tem um percentual de turnover 25% menor do que aquelas que não têm o formato alternativo (Via Owl Labs – 2017).

CONTRATAÇÃO E RETENÇÃO: excelente benefício para contratar ou reter talentos. A busca pelo trabalho remoto só aumenta, o fato de trabalhar de qualquer lugar do mundo leva o profissional especializado a se manter por mais tempo motivado e produzindo muito.

BARREIRAS GEOGRÁFICAS: As empresas podem se beneficiar muito com fim da barreira geográfica. Seria possível contratar pessoas mais qualificadas e com menor custo que vivem em outras regiões do país ou até em outros locais do mundo.

Viu só, diversos benefícios que se transformam em economia e aumento de produtividade para sua empresa!

PS. Quer ter todas as informações de como montar sua equipe remota e aproveitar os benefícios? Clique no link abaixo, se inscreva na minha lista VIP e fique por dentro!

Lista VIP