CONTRATAÇÃO, DESTAQUE

DICA PARA VOCÊ QUE QUER TRABALHAR REMOTO

Neste modelo de trabalho é necessário que você domine ferramentas de gestão de tarefas, organização de documentos e comunicação.

Para te ajudar, vou listar aqui atalhos que você precisa dominar.

Importante: Estar dentro deste universo e ter habilidade com as ferramentas indicadas torna seu perfil competitivo no processo seletivo, te colocando muitas vezes entre os finalistas

  • Chat: Em equipes remotas, a comunicação é um dos principais fatores e existem ótimas ferramentas disponíveis como o Slack e suas contra-partes open source, como o Rocket Chat e o Mattermost.
  • Vídeo: Quando as conversas via chat começam a ficar muito extensas, uma boa sugestão é partir para uma rápida conferência de vídeo. Skype e Google Hangouts são os mais tradicionais nessa área, mas Appear.in e Zoom.us estão ganhando bastante mercado. 
  • Gerenciamento de tarefas: Nesta área, temos o maior número de ferramentas para facilitar (ou não) a escolha. Trello e Jira são os mais conhecidos aqui no Brasil, mas o Basecamp é muito usado mundo afora e o brasileiro Pipefy vem ganhando terreno.
  • Documentação: Compartilhar documentos entre a equipe, sejam técnicos ou não, é mais fácil quando usamos ferramentas como o Google Drive e o Dropbox, que dispensam apresentações. Outras soluções para anotações mais simples são o Evernote e o OneNote, além do novato Bear (para as plataformas da Apple). 
  • Gerenciamento de tempo: É muito comum se empolgar com um projeto e passar mais tempo trabalhando do que o esperado, o que nem sempre é um bom negócio. Ferramentas como o Toggl e Payable ajudam bastante na hora de anotar horas e convertê-las em relatórios. Outra sugestão é o RescueTime, ferramenta que fica monitorando o seu computador e fornece relatórios importantes para você identificar onde está gastando mais tempo. E para quem trabalha com equipes em diferentes países/fusos, o Every Time Zone ajuda a entender em qual horário seus colegas estão trabalhando. Você pode testar também o Timing (somente para MacOS) e o Watson.
  • Design: Decisões de design são importantes e quanto mais olhos, mais fácil identificar melhorias. Ferramentas como o Invision e o Marvel ajudam na tarefa de compartilhar telas e receber feedbacks de todos os membros da equipe. 

Esta lista está em constante evolução, conforme novos desafios vão surgindo.

Se você utiliza um destes recursos ou outros, compartilha aqui conosco sua experiência!