CONTRATAÇÃO, DESTAQUE, PESSOAS

6 dicas para atrair e reter talentos!

Encontrar e atrair talentos tem se tornado uma atividade cada vez mais complexa.

Para se ter ideia, o Brasil está entre os cinco países do mundo com maior dificuldade de preencher vagas de emprego — segundo pesquisa do ManpowerGroup.

A realidade é que, atualmente, sem uma estratégia de marca empregadora, fica muito difícil contratar os melhores profissionais e construir um time de alto desempenho. Hoje são os talentos que escolhem onde desejam atuar, e não mais o inverso.

Então, além de divulgar vagas de emprego, é importante fazer um marketing disso. É preciso agregar valor e dizer porque a sua empresa é o melhor lugar para trabalhar.

Você não precisa ser uma grande empresa para apostar no seu employer branding.

Para isso, é importante saber investir em ferramentas, desde tecnologias até o desenvolvimento de uma liderança marcante e de sucesso.

Continue lendo e veja as principais dicas que separei para você!

1 CRIE UM PROPÓSITO QUE SEJA GRANDE E INSPIRADOR
Para definir o propósito da sua marca, é importante ser inovador, não adianta repetir o que é dito pelas outras companhias.
Pense no que a sua empresa faz bem e em como pode contribuir para transformar o mundo em um lugar melhor.

2 SEGMENTE SEU PÚBLICO-ALVO
Segmentar é compreender o perfil do seu grupo focal, ou melhor, entender as necessidades e desejos dos talentos que você quer chamar a atenção. Com isso, a sua mensagem ganha uma direção mais exata e torna-se mais eficiente.
Para isso, você pode conduzir pesquisas com o público interno (seus atuais trabalhadores) e com o público externo (os profissionais do mercado de trabalho).

Busque entender as questões mais importantes, como:

• Em quais empresas, hoje, eles desejam trabalhar e porquê?
• Quais valores eles consideram ser os mais importantes (paixão, compromisso, etc.)?
• O que eles buscam em uma empresa (crescimento, aprendizado, etc.)?
• Qual rede social eles usam com mais frequência (LinkedIn, Facebook, etc.)?
• O que chama mais a atenção deles em uma vaga de emprego (salário, benefícios, etc.)? Todas as informações coletadas são relevantes e devem ser analisadas, especialmente se não estiverem de acordo com sua atual estratégia de atração. Desse modo, você terá uma visão mais holística de tudo o que deve ser feito.

3 DEFINA O TOM DA MENSAGEM QUE SERÁ USADA
Você pode criar um tom descontraído, formal ou neutro. Mas, para escolher a abordagem certa, é preciso transmitir a mensagem de acordo com o perfil do seu público-alvo, além de ser consistente no que diz e diferente da concorrência.

Uma coisa é indispensável…muitas empresas falam uma coisa, mas, na prática, fazem algo totalmente diferente. Esse tipo de abordagem, sem honestidade, apenas prejudica o negócio.

4 TORNE SEUS FUNCIONÁRIOS PROMOTORES DA MARCA
Não há ninguém melhor do que os próprios funcionários da empresa para transformar sua marca em um ímã de talentos. Quando eles gostam de onde trabalham, sentem a necessidade e o orgulho de falar sobre isso.

Para transformá-los em promotores, é preciso melhorar a gestão de pessoas, investir no diálogo interno e na liderança pelo exemplo. Também é importante incentivar os funcionários a compartilhar suas fotos, vídeos e histórias dentro da empresa.

5 DEFINA AS MELHORES FERRAMENTAS DE EMPLOYER BRANDING
Existem muitas ferramentas que podem ser usadas para entrar em contato com os talentos. Para definir a ideal, é importante conhecer seu público-alvo e saber que tipo de abordagem vai usar. Veja as principais ferramentas:

REDES SOCIAIS As redes sociais podem ser usadas para se comunicar com todo tipo de público. Porém é necessário focar em apenas duas ou três mídias sociais, afinal, é complexo gerenciar muitas ao mesmo tempo. Escolha a rede onde seu público está mais presente.

VÍDEOS CORPORATIVOS Outra importante estratégia é o uso de vídeos corporativos. Eles podem falar sobre a cultura da sua empresa, seu propósito de atuação no mercado ou conter histórias sobre os seus funcionários.

E-MAIL MARKETING O e-mail é um importante aliado, se usado corretamente. Com ele você pode enviar oportunidades de emprego, novidades sobre a empresa ou algum tipo de conteúdo (posts, ebooks, vídeos) que seja relevante para os talentos.

PÁGINA DE CARREIRA É onde você pode divulgar sua marca empregadora no LinkedIn. A página de carreira permite que você divulgue fotos e vídeos sobre o seu negócio. Também é possível falar sobre a cultura organizacional e sobre a experiência de trabalhar em sua empresa.

6 DIVULGUE E ATRAIA OS MELHORES
Após todos esses passos, chega o momento de divulgar a marca empregadora e iniciar o processo de atração de talentos. Lembre-se de que o sucesso de uma contratação não depende apenas da vaga em aberto, mas de uma série de outras ações. Aproveite para destacar os valores do negócio, mostrar como os funcionários são felizes e como a empresa investe no crescimento das pessoas. Assim, você vai mostrar que a companhia é diferente e, do mesmo modo, deseja pessoas diferentes, acima da média.

Criar uma marca empregadora eficiente não depende apenas de um bom logotipo e algumas palavras de efeito, vai muito além. É um processo que demanda o comprometimento de todo o negócio — especialmente dos seus líderes — com os resultados desejados.

Os resultados poderão ser vistos de diversas formas, desde a redução dos custos por contratação até a elevação da satisfação interna. Assim, todos serão beneficiados, especialmente os atuais e futuros funcionários da sua empresa.

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