CONTRATAÇÃO, DESTAQUE, PESSOAS

5 dicas essenciais para implantar o trabalho remoto na sua empresa!

Venho recebendo de alguns alunos questionamentos de como deve ser implantado o trabalho remoto nas suas empresas, e se existe um passo a passo.

 

Antes disso…pense que o trabalho remoto é muito mais do que comprar notebooks e celulares para os colaboradores e manda-los para fora da empresa!

 

É importante investir também em comunicação, mudanças estruturais, soluções de tecnologia, apoio de especialistas e treinamento.

 

Vamos lá, 5 dicas importantes:

 

1 – Análise de viabilidade: Antes de seguir com qualquer projeto na empresa, é preciso identificar se a empresa está adequada. Para isso, é importante conversar com todas as áreas envolvidas no projeto para avaliar todos os impactos e autorizações.

 

2- Planejamento: Antes de qualquer ação, é preciso estudar todos os pontos e planejar as ações que serão necessárias: mudanças jurídicas, estruturais, comunicação, treinamento, soluções de tecnologia, consultoria, métricas de avaliação, mudanças nos processos e etc.

 

3 – Estruturação: Depois de planejado é hora de colocar em ação! Nesta fase a empresa deverá contratar/adquirir todos os serviços e produtos que farão parte do projeto, definir a política e regras do modelo, treinar e comunicar os colaboradores e prepara-los para o piloto.

 

4 – Piloto: Como as mudanças são grandes, principalmente as culturais, é preciso colocar em prática o modelo com um grupo amostral, testando todos os produtos, processos e política que foram planejados. É neste momento que a empresa deve observar de perto por meio de pesquisas e conversas, identificar e corrigir os pontos fracos do projeto.

 

5 – Efetivação: Uma vez que o piloto começou a gerar bons resultados e deixou de ter problemas é hora de implantar o modelo para os demais colaboradores. Um novo ciclo de treinamento, comunicação e pesquisa se inicia aqui e é importante que a empresa continue acompanhando os colaboradores remotos.

 

Muitas empresas já acreditaram nos benefícios deste modelo e aceitaram o grande desafio desta mudança, então saiba que se você  estruturar este processo, contando com o apoio da sua liderança, tudo é bem mais simples do que parece.

 

O trabalho remoto é totalmente possível!